OS DOZE PASSOS
Os Doze Passos são a espinha dorsal da SCA. Eles descrevem um programa simples de ação que resulta na recuperação da agonia do nosso vício sexual. Todas as outras ferramentas de recuperação operam em apoio ao “trabalho dos Passos”. Um padrinho sexualmente sóbrio e com experiência no trabalho dos Passos orienta o recém-chegado através deste programa de mudança e crescimento.
Os Passos começam com a admissão de que perdemos o controle de nossos comportamentos sexuais e o reconhecimento de que não podemos parar nossos comportamentos de dependência sem a ajuda de um poder superior a nós mesmos (Passo 1).
Passamos a acreditar que um Poder Superior pode nos restaurar a sanidade e tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus conforme entendemos Deus (Passos 2 e 3).
Em seguida, embarcamos em um esforço para enfrentar e abandonar as partes de nós mesmos que estavam nos bloqueando de Deus (como entendemos Deus), de nós mesmos e de outros seres humanos. Nós examinamos os defeitos em nosso caráter que causaram dor a nós mesmos e aos outros e, por fim, nos levaram a agir com sexo compulsivo (Passos 4 e 5).
Com o apoio dos nossos padrinhos e de outras pessoas em recuperação da compulsão sexual, demonstramos a nossa vontade de mudar, tomando medidas novas e “sóbrias” e pedindo ao nosso Poder Superior que remova os defeitos de caráter que continuam a impedir nosso crescimento (Passos 6 e 7).
Fazemos uma lista de pessoas que nossos comportamentos prejudicaram e depois fazemos reparações e restituições sempre que possível (Passos 8 e 9).
Continuamos a crescer examinando o nosso comportamento, admitindo os nossos erros, fazendo reparações e usando a oração e a meditação para receber orientação e coragem do Deus da nossa compreensão (Passos 10 e 11).
Como resultado, passamos por uma profunda transformação nas nossas respostas ao mundo e descobrimos que utilizámos um recurso poderoso que realmente funciona para o nosso bem. Continuamos este processo de despertar espiritual ajudando os recém-chegados a trabalhar os Passos e assim alcançar a sobriedade sexual (Passo 12).
OS DOZE PASSOS
1. Admitimos que éramos impotentes diante da compulsão sexual – que nossas vidas haviam se tornado ingovernáveis.
2. Passamos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia nos devolver a sanidade.
3. Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, conforme entendíamos Deus.
4. Fizemos um inventário moral minucioso e destemido de nós mesmos.
5. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata de nossos erros.
6. Estávamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7. Humildemente pedimos a Deus que removesse nossas imperfeições.
8. Fizemos uma lista de todas as pessoas que prejudicamos e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.
9. Fizemos reparações diretas a essas pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outros.
10. Continuamos a fazer o inventário pessoal e, quando estávamos errados, admitíamos prontamente.
11. Procuramos, através da oração e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus à medida que entendemos Deus, orando apenas pelo conhecimento da vontade de Deus para nós e pelo poder para realizá-la.
12. Tendo tido um despertar espiritual como resultado destes passos, tentamos levar esta mensagem as pessoas sexualmente compulsivas e a praticar estes princípios em todos as áreas de nossas vidas.
1 Os Doze Passos e as Doze Tradições foram reimpressos e adaptados com permissão de Alcoólicos Anônimos World Services, Inc. A permissão para reimprimir e adaptar não significa que Alcoólicos Anônimos esteja de alguma forma afiliado a este programa. AA é um programa de recuperação do alcoolismo. O uso dos Doze Passos e das Doze Tradições em conexão com outros programas que seguem o modelo de AA, mas que abordam outros problemas, não implica o contrário.